terça-feira, 28 de novembro de 2006

O saudoso Grupo B


Decorria o ano de 1982 quando a Fia decidiu
substituir os frupos 4 e 5 pelo famoso Grupo B de Rallys!

Basicamente os grupos 1, 2 e 3 fundiram-se no grupo A, em que os veiculos tinham de ter 4 lugares e eram limitados a nivel de potencia, peso, tecnologia e a custos envolvidos e tinham de ser produzidos 5000 unidades\ano para o carro poder correr; Os grupos 4 e 5 como dito anteriormente fundiram-se no Grupo B, talvez a mais espectacular fase de rallys que existiu!


O Grupo B poucas limitações tinha a nivel de potencia, peso e tecnologia, apenas era necessario para o carro ser homologado uma produção de 200 unidades, o que levou muitas marcas a passarem para o Grupo B!

Pode-se dizer que o primeiro carro do Grupo B foi o Audi Quattro, numa altura em que se dizia que a tracção às 4 rodas não valia a pena devido ao seu peso, a Audi veio contrariar tudo e todos quando em 1980 lançou o Audi Quattro... o carro correu apenas por experiencia, e apesar do seu peso, a sua potencia e a tracção às 4 rodas fez com que ganhasse uma prova de rally do mundial com 9 minutos (!!!!!) de vantagem sobre o segundo classificado... estava dado o primeiro passo para a criação destes "pocket rockets"!

A Lancia lança o 037 MonteCarlo, que tinha tracção traseira e que iria vencer o mundial de construtores (mais prestigiante nessa altura) ao Audi Quattro pois o que perdia em terrenos de gravilha recuperava (e bem) em alcatrão! Outros carros competiram no ano de estreia do Grupo B, como Opel Manta 400 e o Toyota Celica

Entre 1983 e 1985 surgem os feitos mais importantes do grupo B, carros como o Citroen BX 4TC, o Metro 6R4, o Ford RS2000, o Renault Turbo 2 ou o Porsche 959 aparecem nos rallys, mas os que sem duvida têm mais impacto são o Peugeot 205 T16 e o Lancia Delta S4 (substituto do 037)!

O Peugeot 205 T16, pode ser considerado o expoente maximo do "Pocket Rocket" com um motor 1800cc central que desenvolvia 450cv, com turbo e com apenas 900kg de peso, facilmente ganhou a temporada de 1985! No ano seguinte aparece talvez o mais espectacular carro de rallys de todos os tempos, o Lancia Delta s4, com um motor 1800cc, com turbo e com um dispositivo que antecipava a acção do turbo fazendo o seu disparo a baixas rotações, com 550cv... diz-se que em gravilha fazia dos 0-100km\h em 2.5s e que se na altura participa-se numa prova de formula 1 conseguiria conquistar um 7º lugar na gralha de partida...


Este foi o carro amaldiçoado... em 1986 no rally de Portugal, um Ford Rs200 despista-se e mata 3 espectadores, no Rally de Course, o lider do campeonato e piloto da lancia Henri Toivonen perde o controlo do Delta S4 e morre num aparatoso acidente... foi o fim do grupo B, a Audi acabou imediatamente com a sua participação e apenas a Rover com o 6R4 e a ford com o RS2000 continuaram a competir... foi o fim da época mais gloriosa do Rally Mundial... 4 épocas que contribuiram imensamente para os carros que conhecemos hoje!


Volta Grupo B estás perdoado!!!!!!


Cumprimentos

2 comentários:

Unknown disse...

Foda-se! Eu também conheço um carro que faz 0-100kms\h em 2.5s. A diferença é que tem 4 turbos. Um motor 8000. 1001cvs. Dá 407 kms\h. E não. Não é o meu TAYATA!

Benper disse...

Cadé o meu Chelby porra!!!!Disseram-me que isto era um sistema tipo rádio, só que em vez de ser músicas pedidas, é sim carros pedidos. Por isso, afirmo mais uma vez. Cadé o meu Chelby, porra!!!!