segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Ford Shelby Mustang GT500


Em 1964, quando saiu para venda o Ford Mustang, tornou-se o carro que mais rápido vendeu em toda a historia do automobilismo... 418812 unidades foram vendidas só no primeiro ano de fabrico, ascendendo ao milhão no segundo ano!

Sem duvida um dos maiores casos de sucesso da Ford, tinha disponiveis uma grande varieddade de motorizações onde se encontravam a versão de 2.7l, a de 3.2l, uma versão com um motor V8 de 4.2l e ainda, para os maiores amantes de potencia havia disponivel um motor V8 de 4.7l com 271cv... acima deste lote encontrava-se na altura o Shelby GT350!

Nascido em 1965 para competir nas provas de SCCA (Sports Car Club of America), pelas mãos de Carroll Shelby que queria seguir na america as pisadas do Ford GT40 na prova de LeMans e queria contrariar o domino dos Corvettes nas provas americanas, o GT350 utilizava o motor V8 do Cobra 289 (desenvolvido tambem por Carroll Shelby)!

Em 1967 nasce a versão que mais paixões disperta no Ford Mustang, o Shelby GT500, com um motor de 7.0l, com 350cv, esta versão já mais virada para o publico amante de carros fortes do que propriamente para a competição, tinha uns traços de mais requinte em comparação com o GT350, uma suspensão mais mole em comparação com os amortecedores Koni do GT350. Em competição o GT500 não conseguiu superar o seu irmão mais velho nem conseguiu evitar alguma desilusão nos fãs da Ford... por ter a frente demasiado pesada e uma relação frente/traseira de 57:43 nunca foi muito longe em provas americanas...

Tambem perante o publico o Shelby GT500 estava a perder adeptos devido ao seu sequioso motor que gastava perto dos 35L a cada 100kms (!!!!!); apesar da gasolina ser bastante barata nos EUA, entrava-se na época dum crise de petroleo e as vendas deesceram abruptamente levando a Ford a acabar a produção do Shelby GT500 decorria o ano de 1969!
Apesar de tantos defeitos, percebe-se o porquê do Shelby arrastar tantos fãs atrás de si... pelas suas bonitas linhas, um motor V8 de 7.0L, com tracção traseira, uma caixa manual de 4 velocidades e uma aceleração dos 0-100km\h em 7.2s, pode-se dizer que muitas das 4123 unidades produzidas estarão bem guardadas e que os seus donos não tenham grande vontade em se desfazer delas!!!
Cumprimentos

3 comentários:

Benper disse...

AHHHH!!!!Coisa mais linda do pai! Não me venham cá com a história que o carro é isto e aquilo pq o sacaneira é tão bonito que até faz impressão às "bistas" e deve andar que jisa crai

Ganda abraço bro :) e brigadinho

Anónimo disse...

Acho que nao ha nada no mundo que consiga igualar este carro!É uma maravilha, é o meu carro de sonhos! Nao tenho mais nada a dizer! :)

Anónimo disse...

que malucone fajuto ......... com um carro desse quem vai querer um corolla ??????? so o doidone mesmo ........